sexta-feira, 26 de junho de 2015

HX711 2ª Parte

HX711 ADC 24bits DATASHEET

DESCRIÇÃO

    Baseado em tecnologia patenteada pela Avia Semiconductor, HX711 é um conversor analogio/digital com precisão de 24 bits.
    Canal A pode ser programado com um ganho de 128 ou 64, quando está ligado uma fonte de 5V  correspondente a uma entrada diferencial em larga escala tensão de ± 20mV ou ± 40mV respectivamente.
    Canal B tem um ganho fixo de 32.
    Regulador OnChip regula o fornecimento de energia  para o ADC e para o sensor (célula de carga).
    Entrada de clock é flexível. Pode ser de uma fonte de clock externo, um cristal, ou o oscilador on-chip.
    Os registradores internos são todos configurados através dos pinos do HX711.

CARACTERÍSTICAS


• Dois canais de entrada diferenciais selecionáveis
• PGA (amplificador com ganho programável) de baixo ruído On-chip. Ganho selecionável
de 32, 64 e 128 vezes.
• Regulador de tensão On-chip para alimentação da célula de carga e para alimentação analogica do ADC.
• Oscilador interno não exigindo externo uso de cristal externo opcional.
• On-chip power-on-reset
• Interface serial simples fácil programação
•  Taxa de dados de saída selecionável 10SPS ou 80SPS (amostras por segundo). Selecionável através de pinos, nenhuma programação necessária.
•  Rejeição simultânea para 50 e 60Hz
• Consumo de corrente incluindo a parte analógica regulador da fonte de alimentação on-chip:
  Operação normal <1,5 mA.
  Em modo de baixo consumo <1uA
• Faixa de tensão de alimentação de operação: 2,6 ~ 5.5V
• Faixa de temperatura de operação: -40 ~ + 85 ℃
• Encapsulamento 16 pinos SOP-16

APLICAÇÕES

• Balanças
• Controle de Processos Industriais



Entradas analógicas

O canal A entrada diferencial foi projetada para interagir diretamente com um sensor de ponte (celula de carga) com saída diferencial. Ele pode ser programado com um ganho de 128 ou 64. Os altos ganhos são necessários para condicionar o pequeno sinal de saída da celula de craga. Quando alimentado com 5V, estes ganhos correspondem a uma faixa de tensão diferencial  de entrada de ± 20mV ou ± 40mV respectivamente.
Entrada do canal B diferencial tem um ganho fixo de 32. A faixa de tensão diferencial  de entrada é de  ± 80mV quando alimentado com 5V.

Opções de CLOCK

Ao conectar o pino XI ao terra, o oscilador interno é ativado. A taxa de amostragem nominal de saída utilizando o oscilador interno é 10 SPS (TAXA = 0) ou 80SPS (TAXA = 1) (amostras por segundo).
Se for necessário  taxa de amostragem precisa,  pode ser utilizado cristal ou um sinal de clock externo de referência. O cristal é conectado diretamente aos pinos XI e XO. O sinal de CLOCK externo pode ser ligado ao pino XI, através de um capacitor 20pF. Este sinal de clock não é necessita ser uma onda quadrada. Ele pode vir diretamente do pino de saída de cristal o chip microcontrolador, com amplitude maior que 150 mV.
Ao usar um cristal ou um sinal de clock externo, o oscilador interno é desligado automaticamente.

Taxa de amostragem e formato dos dados.

Ao usar o oscilador interno, a taxa de dados de saída é tipicamente 10 (Taxa = 0) ou 80SPS (TAXA = 1).
Ao utilizar sinal de clock externo ou um cristal, taxa de dados de saída é diretamente proporcional à frequência do sinal de clock ou do cristal. Usando um sinal de clock ou um cristal de 11.0592MHz a taxa de amostragem sera exatamente de 10 (RTE = 0) ou 80SPS (TAXA = 1).
A saída de 24 bits de dados está no formato de complemento de dois. Quando o sinal diferencial de entrada sai da faixa de 24 bits, os dados de saída ficarão saturados pelo 800000h (MIN) ou 7FFFFFh (MAX), até que o sinal de entrada volte para a faixa de leitura.

Interface Serial 

Os pinos PD_SCK e DOUT são utilizados para leitura de dados, seleção de entrada, seleção de ganho e colocar em modo de baixo consumo.
Em quando os dados de saída não estão prontos para leitura, o pino de saída digital DOUT fica em nível logico 1 (alto).
O pino de entrada de clock PD_SCK entrada deve ficar inicialmente em 0 (baixo). Quando DOUT vai para 0 (baixo), indica dados estão prontos para a leitura. Através da aplicação de 25 ~ 27 pulsos de clock no pino PD_SCK, os dados são deslocados para fora a partir do pino de saída DOUT. Cada pulso no PD_SCK desloca um bit para fora, começando com o bit mais significativo (MSB em primeiro lugar), até que todos os 24 bits são deslocados para fora. O 25º  pulso na entrada PD_SCK vai colocar o pino de DOUT de volta par nível logico 1 (alto) (Figura 2).
A seleção de ganho e a entrada é selecionada pelo número de pulsos no pino PD_SCK (Tabela 3).
O numero de pulsos no PD_SCK não deve ser inferior à 25 ou superior à 27 dentro do período de conversão, para evitar causar erros de comunicação.




Reset e Modo de Baixo Consumo

Quando chip é ligado, o power on-chip reset vai resetar o chip.
O pino de entrada PD_SCK é usado para colocar o HX711 em modo de baixo consumo. Quando a entrada PD_SCK fica em 0 (baixo), o chip fica no modo normal de operação.

Quando o pino PD_SCK permanece em 1 (alto) por mais de 60μs, HX711 entra em modo de baixo consumo (figura 3). Quando é usado o regulador interno do chip, tanto o conversor AD do HX711 quanto o transdutor serão desligadoa. Quando PD_SCK retorna para baixo, chip vai resetar e entrar em modo de operação normal.
Depois de um evento de reset ou da saída do modo baixo consumo, a seleção de entrada é padrão é o Canal A, com um ganho de 128.


Continua....
2ª PARTE DATA SHEET
3ª PARTE Primeiro Código
4ª PARTE HARDWARE - Alterações balança de banheiro
5ª PARTE 1º TESTE
6ª PARTE Média + TARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário